Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

A nossa escolinha

A Minha Escola fundamenta sua proposta pedagógica em princípios humanistas, considerando a educação como um processo humano e por meio do qual o sujeito adquire o máximo de plenitude. Propõe assim, como finalidade da educação, a contribuição na formação da personalidade do aluno. Currículos, programas e toda ação educativa desenvolvida pela escola constituem meios para esse fim. O enfoque de estudo é o homem como pessoa integrada, imersa numa realidade natural e social com a qual mantém permanente interação.

Se o foco é a pessoa, o “sujeito coletivo” – é na relação com o outro que nos tornamos pessoa, uma vez que é na coletividade que o homem está inserido, forma-se nela e por ela – a escola propõe uma prática pedagógica voltada para o desenvolvimento humano; desenvolvimento que depende da sua capacidade de reflexão, das habilidades, do saber e do pensar. Isso implica numa prática pedagógica onde o educando é visto como um ser que aprende e que constrói o conhecimento, utilizando não apenas o seu lado racional, mas também o seu potencial criativo, o seu talento, a sua intuição, o seu sentimento. Dessa forma, o conhecimento não é algo que se transmite, mas que se conquista. O eixo se desloca do ensinar para o aprender e o foco da aprendizagem é o aprendiz.

A prática de sala de aula, condizente com os princípios acima considerados, traduz-se numa metodologia ativa e participativa na qual procedimentos, momentos, materiais e espaço possibilitem ao educando o desenvolvimento da sua autonomia intelectual (pensar, discernir, escolher e buscar por novas formas de educação) e da sua autonomia moral (perceber e vivenciar valores éticos e morais) que o orientarão no caminho da verdade.

Fotos Crianças Minha Escola
Atendimento Minha Escola